Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (422 votos)






Partilhe esta Página



Total de visitas: 64444
Espada Chinesa " Jian"
Espada Chinesa " Jian"

 


A espada é essencialmente uma arma defensiva,o que requer por isso uma forte estratégia que se baseia na concentração da mente, e que para se obter tal qualidade é preciso paciência, calma e bravura. Os artistas marciais que treinam espada, geralmente praticam meditação. Além de outras qualidades a mestrar, os praticantes da espada apreendiam o respeito das virtudes éticas a partir do seu mestre. O mestre desenvolvia estas qualidades nos seus alunos, que passavam pela narração de contos e histórias inspiradoras.

Primeiro, o aluno aprendia a ser leal e sincero, principalmente a ser leal à sua nação, ao seu mestre, aos seus pais e os seus amigos. Lealdade verdadeira, mesmo que para tal fosse necessário morrer. Lealdade com honra é uma grande virtude. Segundo, era ensinado o respeito, o qual está estritamente ligado à humildad

e, quando se é humilde, consegue-se respeitar a arte, o estilo, os outros artistas marciais, os pais e o instrutor. Outra qualidade cultivada pelos mestres, e talvez a mais importante, é a rectidão; aos alunos, é-lhes confiado que devem agir somente nos interesses da rectidão e da justiça.

Todas estas qualidades, caracterizam um mestre de espada, o que faz com que ele seja respeitado por todos e que viva uma vida de prática, com honra.

Definição de Espada:

Existem duas classificações de armas que são normalmente chamadas de espada no mundo Ocidental. Uma é a espada de gume duplo ou a espada de lâmina estreita ou direita a que se dá o nome de Jian em Chinês. A outra é uma arma de lâmina ligeiramente curva e de folha simples a que na China se dá o nome de Dao, esta arma é conhecida como sabre. É comum encontrar estas armas com dimensões mais pequenas, muitas das vezes inferiores ao tamanho de um braço, a que se dá o nome de punhal Bi Shou, os punhais são fáceis de ocultar no vestuário como por exemplo numa manga ou numa bota.

“Sabre, poder, ganho pela força. Espada, branda, ganha pela técnica”

Estrutura da Espada:

A estrutura da espada consiste em duas grandes partes, a primeira pela lâmina e a segunda pelo punho. Em relação à lâmina esta divide-se em três secções, sendo ambos os lados da lâmina afiados. Assim, a primeira secção designa-se pela ponta da lâmina,  que é extremamente fina e muito afiada e nunca é usada para bloquear, pois pode-se danificar facilmente, por isso serve unicamente para atacar. A secção média da lâmina  é mais grossa e menos afiada que a ponta, sendo usada para deslizar, guiar, aderir e cortar. A última secção é usada em situações onde o bloqueio das técnicas se torna mais urgente e violento. Por sua vez, a zona do punho é constituída pelo punho em si  e pelo guarda mão, o corpo do punho é sempre direito, enquanto que o guarda mão é sempre plano e perpendicular à lâmina. Na generalidade, a espada é uma peça única de metal, enquanto o punho e o guarda mão são peças separadas e fixadas na extremidade com uma porca e um rebite.

Devido à sua construção, o artista marcial irá querer manter o seu adversário na média e na longa distância, a fim de poder tirar maior partido do uso da sua arma.

Sobre a Espada:

Normalmente é usada em golpes de perfuração, aproveitando sua afiada ponta, os golpes de corte são uma função secundária. Pendurado no ponto extremo da empunhadura da espada normalmente são colocados pingentes de crina de cavalo ou fios vermelhos ou amarelos. O vermelho é associado ao treino marcial e o amarelo à prática como um treino do espiritual. Em combate, o pingente pode ser utilizado para distrair ou mesmo chicotear o adversário.

Nas campanhas antigas dos senhores feudais chineses até Revolta dos Boxers, na 2a. Grande Guerra mundial e na Guerra da Coreia, esta arma esteve no centro de todos os combates.


Espadas antigas

Conforme a avaliação do especialista Scott Rodell (referência indicada abaixo na bibliografia), os diversos tipos de espadas "jian" utilizadas atualmente como instrumento de treinamento em escolas de artes marciais ou para apresentações de "taijijian" em competições de wushugeralmente apresentam qualidades que as tornariam inadequadas para as batalha reais travadas com este tipo de arma: lâminas extremamente finas e com um alto grau de fexibilidade, se comparadas às espadas realmente utilizadas nos campos de batalha ao longo da história da China, foram criadas para conquistar o público durante as performances de "wushu".

Os diferentes estilos familiares tradicionais de Tai Chi Chuan têm formas diversas de aquecimento, sequências de treinamento, e exercícios a dois praticados com a espada ("jian").

A espada reta é uma das armas mais difíceis por que a precisão é aspecto importante da execução da forma. Movimento e respiração devem ser precisos. A atenção fica focalizada em grande parte na ponta da lâmina, desenvolvendo portanto a energia pontual. Lembrando também que a arma é a extensão do seu braço e sua forma deve ser praticada com tal concepção.

Não é provável que portemos uma espada ou qualquer outra dessas armas pelas ruas, em caso de sermos atacados. O objetivo atual ao se aprender a espada é fortalecer os músculos do corpo, aprimorar o próprio movimento do corpo e a respiração, aumentar a concentração, ajudando assim na sequência ou forma de tai ji quan, que é o objetivo maior. Depois de praticar a sequência de espada ou sabre com uma réplica de madeira é hora de usar uma espada real.

Partes da Espada:


A palavra para espada é Jian em Mandarim (pronuncia-se "tien"). Antes de avançar, uma descrição básica das partes que compõem a espada:

Cabo: A maioria das espadas possui uma ponta no cabo para prevenir que a mão deslize do cabo da espada e ela escape da mão.

Guarda: Todas espadas possuem, com raras exceções, uma guarda, que serve para proteger seus dedos de sua lâmina e também da do seu oponente. A espada reta chinesa tem duas variantes: a guarda apontada para cima e outra para baixo. Veremos mais detalhes adiante.

Lâmina: A maioria das lâminas ocidentais é rígida e dura. Os chineses preferem que suas lâminas tenham alguma flexibilidade. Geralmente a lâmina se afina a partir da guarda para a ponta. Ele se divide em três partes: os gumes, as faces e a ponta. A face é mais grossa no centro e vai afinando na direção da ponta. Os gumes podem ser afiados ou não. Quase sempre a ponta é afiada, mas tambéma afia-se do meio em direção a ponta ou o gume todo. A ponta é formada em ângulo de 45 graus do gume.

Punho: A superfície da empunhadura pode ser revestida de vários materiais: couro, barbante, madeira, pele de cobra, tecido, etc. Por vezes a bainha e a empunhadura são revestidas com pele de arraia ou de tubarão, que dá uma proteção impermeável a espada. O comprimento da empunhadura geralmente é de uma vez e meio a largura da mão. Existem outras empunhaduras mais longas que são usadas em estilos diferentes como o Louva-deus.

A Escolha da Espada

Quando escolher sua espada, seu comprimento deve combinar com sua compleição. Outros estilos de artes marciais chinesas exigem espadas mais longas, como a espada Bagua Zhang, mas no caso do tai ji quan, o comprimento da espada é diretamente proporcional a altura do praticante. Se espada for curta demais, não haverá equilíbrio e se for muito longa, poderá acertar o chão. Hoje em dia, dificilmente se fará a espada por encomenda, e geralmente se compra a espada pronta.

Mas a espada pode ser medida das seguintes formas:
1. O comprimento ideal pode ser determinado ao segurar a espada ao longo das costas do braço, com a ponta pra cima. A ponta da lâmina deverá chegar entre o lóbulo e a parte de cima da orelha.
2. Mede-se a distancia entre o tan tien e o chão, com o praticante de pé. A distância deve ser a mesma desde a ponta do cabo até a ponta da lâmina da espada.

Equilíbrio
Toda espada deve ser equilibrada, seja ela leve ou pesada. Mesmo usando uma espada pesada deve-se procurar relaxar o corpo todo. Os homens e as pessoas mais fortes devem usar uma espada mais pesada. O centro de gravidade deve ser até três dedos ou 5 cm abaixo da guarda. Uma espada com a ponta mais pesada que a guarda tem manejo extremamente difícil.

Guarda: A guarda serve para bloquear e golpear o adversário. Suas pontas e sua curvatura devem ser arredondadas e suaves, para não machucar e cortar sua mão e dedos que pode estar em contato com essa área em algum momento da sequência.

A guarda é feita de dois modos: é soldada de duas metades iguais ou forjada como uma peça inteira. Nesse último caso, a empunhadura, guarda e ponta são forjadas como uma só peça e portanto não se vê a marca da linha da solda. As guardas têm as pontas voltadas para baixo - a guarda mais comum - ou as pontas da guarda voltadas para o cabo da espada. A guarda normalmente é triangular, mas também pode ser em forma de "U".

Existe uma enorme variedade de estilos de guarda - desde de morcegos, até cabeças de leões mitológicos, estrelas, dragões, fênix, para citar alguns. Entretanto, apesar do desenho das guardas, existem apenas dois tipos de estrutura. No passado, espadas chinesas costumavam ser classificadas como espadas de Guerreiros (Wu Jian) ou espadas de Eruditos (wen jian).

A maior diferença entre elas é sua finalidade. A espada do Guerreiro tinha como propósito o uso frequente em combate, assim a guarda era voltada para fora para proteção das mãos e braços e eram bastante pesadas. O Erudito, por sua vez portava uma espada mais leve e sua guarda era voltada para baixo.

Espadas Retráteis: Essas espadas possuem uma lâmina metálica e uma empunhadura metálica ouplástica. Caso decida-se por uma, escolha aquela com a empunhadura metálica, pois as de plástico são frágeis e costumam rachar. Ambos modelos têm lâminas ocas, sem força, e caso elas batam em alguma coisa dura, irão entortar ou amassar. Depois disso, será difícil fechar a espada, recolhendo a lâmina. Pode ocorrer também de entrar areia e emperrar a lâmina, sem que se possa abrir ou fechar a espada.

Lâmina: A lâmina pode ter uma variedade de desenhos em relevo, com ideogramas chineses, dragões, fênix, etc. A lâmina geralmente possui três tipos de maleabilidade: rígida, um tanto rígida e flexível.

Para a simples prática diária, usa-se uma lâmina um tanto rígida, mas com a ponta flexível. A vibração da ponta flexível facilita o fluxo do chi do praticante para a espada. Muitas formas de espada Shaolin pedem uma lâmina rígida, enquanto que as formas modernas de wushu se adequam a uma espada de lâmina maleável, para impressionar platéias com seu estalo.

Atualmente, existem dois tipos de aço que compõem a lâmina: spring steel ou wushu steel. A primeira variedade, spring steel, é a mais pesada e usada nas famosas espadas Long Quan (veja abaixo). Pelo nome pode-se deduzir que a espada tem algum molejo devido ao seu alto conteúdo de carbono. Wushu steel, por outro lado, não enferruja, pois geralmente é cromado. Existe outro tipo de aço no mercado, o combat steel (aço de combate) com aço mais rígido e pesado - e apesar das dúvidas - que se julga próprio para combate.

Tradicionalmente as lâminas eram feitas à mão, mas recentemente passaram a ser produzidas em maquinário. Claro que as espadas artesanais eram melhores, pois tinham bom equilíbrio. Uma indicação que a espada foi forjada à mão é a marca d'água (embora nem sempre rente).

A marca d'água ocorre com a forja e malhação do metal. Na produção industrial as lâminas são cortadas de placas de metal e portanto não há marca d'água. O processo repetido e contínuo de malhar várias camadas de metal vai reduzindo e afinando o metal até chegar a uma forja uniforme. No caso da lâmina não possuir camadas, não haverá a marca d'água, mesmo sendo ela forjada à mão.

Algumas lâminas possuem um vinco, que nada mais é do que um baixo-relevo ao longo da parte mais espessa da lâmina para facilitar a saída do sangue da vítima. O vinco também realça a lâmina com sua forma em "I".

A lâmina é dividida em 3 graus de fio. O fio do terço perto da guarda é geralmente cego, pois esta porção da lâmina serve para bloquear e aparar os golpes, enquanto que a seção intermediária é usada para estocadas e a parte final, da ponta, afiadíssima, corta e perfura. O encaixe é a parte da lâmina que está ligada ao punho. Existem três tipos no mecado atual.

O encaixe mais inseguro dos três é o aparafusado, pois a lâmina não tem qualquer apoio, exceto o parafuso na ponta. Com o tempo este parafuso se afrouxa e a lâmina ganha uma folga. O encaixe da espada apoiado pela guarda e a empunhadura é mais estável. A terceira lâmina é forjada com a guarda e empunhadura numa única peça inteiriça. Toda a espada é uma só peça.

Longquan: No mercado existe uma grande ênfase em comprar espadas Longquan. O termo Longquan traduzido significa Fonte ou Poço do Dragão e se reporta a uma cidade na província de Zhejiang, na China. Durante a dinastia Song (960 - 1279 AD), as espadas de Longquan tinham altíssima qualidade e reputação. Hoje fabricam-se também espadas e sabres Ocidentais com esta "marca".

Na internet, um termo comum é lâmina Damasco. Damasco é um termo ocidental que aponta para um desenho em relevo na lâmina. A espada do filme "O Tigre e o Dragão" (Destino Verde) possui portanto uma lâmina Damasco.

  

Antiguidades: Pesquisando por espadas na Internet, é comum encontrar antiguidades, mas de origem duvidosa. Há pessoas que usam modelos desconhecidos e os tratam com químicos (ácido) para oxidar o metal e dar uma aparência gasta. Alguns chegam a enterrar a espada para dar uma aparência suja. Por outro lado, com muita sorte pode-se encontrar um antiguidade genuína., você deve perceber enquanto pratica que a espada proporciona excelente sentido de equilíbrio. Mas segundo a tradição, a personalidade e caráter do dono original é transferida ao objeto, energizando a espada. Portanto, adquirindo-se uma antiguidade de origem desconhecida, pode-se receber a personalidade de seu primeiro proprietário. Em outras palavras, isso pode trazer negatividade, se aquela pessoa foi má.

Não há algo como espada de tai ji quan. No passado, uma espada era somente uma espada. Apenas recentemente, para fins comerciais, vendedores rotularam alguns modelos ostensivamente como espadas de tai ji quan.

NA TABELA ABAIXO APRESENTAM-SE DIVERSOS TIPOS DE ESPADAS, CARACTERISTICAS, FIGURAS E OBSERVAÇÕES.

Nome e características

Figura

Observações

Espada de guerra

Wujian (mandarim)




Massa: 0,95 kg

Comprimento: 0,95 m


Espada para combate real que deu origem à conhecida espada de Tai Chi.

Espada de Tai Chi

Weijian (mandarim)



Massa: 0,75 kg

Comprimento: 0,94 m


Usada tradicionalmente na prática e em demonstrações de Tai Chi. Como muitas espadas chinesas, costuma ser usada com uma “bandeira” vermelha amarrada ao punho, que serve, em princípio, para confundir o adversário.

Especial: a bandeira oferece um bônus de ½ grau em tentativas de fintar o adversário.

Espada de duas mãos

Shuangshou Jian (mandarim)



Versão maior da Jian, para ser usada com duas mãos.

 

Massa: 1,35 kg

Comprimento: 1,23 m


Sabre chinês

Dao (mandarim)




Massa: 0,90 kg

Comprimento: 0,81 m


Clássico sabre chinês, usado na guerra e também em demonstrações de Kung Fu.

Sabre canção d’água

Wushu dao (mandarim)




Massa: 0,45 kg

Comprimento: 0,79 m


Variante leve do Dao, usado em demonstrações de Wushu. A lâmina, feita de aço flexível e fina como papel, ondula com um som que lembra ondas d’água. Por isso é às vezes chamada de sabre “canção d’água”

Sabre pena de ganso

Yanlingdao (mandarim)




Massa: 1,00 kg

Comprimento: 0,82 m


Espada tradicional originária da dinastia Song (960-1279 d.C.).

Sabre de Tai Chi

Taijidao (mandarim)




Variedade de sabre usado em Taiji ou Tai Chi, mais ágil e elegante que o usado no Kung Fu.

 

Massa: 0,90 kg

Comprimento: 1,24 m



Nandao (mandarim)




Sabre chinês meridional

Variedade de sabre usada no sul da China.

 

Massa: 1,80 kg

Comprimento: 0,89 m



Jiuhuandao (mandarim)


 

Massa: 2,25 kg

Comprimento: 1,02 m


Sabre de 9 anéis

Sabre pesado. O ruído dos anéis e a bandeira vermelha, além de fazer um belo efeito em demonstrações de Kung Fu, visam confundir e enervar o adversário.

Especial: a bandeira oferece um bônus de ½ grau em tentativas de fintar o adversário.


Liuyedao (mandarim)



Massa: 1,15kg

Comprimento: 0,85 m


Sabre folha de salgueiro

Sabre chinês usado desde  tempos antigos até a II Guerra Mundial,– inclusive pelos boxers (praticantes de Kung Fu) que se revoltaram contra a influência ocidental no início do século XX.


Shuangshou dao,

Bagua dao (mandarim



Sabre de duas mãos

Versão maior da anterior, para duas mãos, também conhecida como espada de bagua (uma modalidade de Kung Fu).

 

Massa: 1,25 kg

Comprimento: 1,03 m



Dadao (mandarim)



Massa: 1,65 kg

Comprimento: 0,96 m

Sabre de punho longo

Sabre pesado, usada por soldados chineses de origem camponesa dos tempos antigos à II Guerra Mundial.

,

chifre de veado

Riyue Qiankun Jian,

Ziwu Yuanyang Yue (mandarim)


Massa: 0,60 kg (cada)

Comprimento: 0,35 m

Lua dupla

O primeiro nome chinês significa literalmente “espadas céu-terra sol-lua”, o segundo, “machados casal de patos mandarins meia-noite e meio-dia”. Em português são conhecidas como luas duplas, chifres de veado ou espadas yin-yang. Há variantes com formas um pouco diferentes.

Arma usada aos pares no baguazhang (arte marcial da família do Kung Fu). Uma delas procura travar a arma do oponente enquanto a outra o golpeia.

Especial: oferece um bônus de +1 em tentativas de desarmar o oponente; em caso de empate, a arma do oponente fica travada até a próxima rodada.

Sabre sol-lua

Qiankun Riyue Dao (mandarim)


 

Sabre sol-lua

O nome chinês significa literalmente “sabre sol-lua céu-terra”. O uso desta difícil espada é ensinado como um treinamento em equilíbrio, mas é pouco prática em combate real. Provavelmente inspirou o bat’leh dos klingons deJornada nas Estrelas.

Ataque frontal: o usuário segura na barra e golpeia para a frente.

Ataque lateral: o usuário gira o sabre segurando a barra do sabre por um dos lados, com ambas as mãos.

Ataque bilateral: o usuário segura o sabre e o faz oscilar, golpeando em qualquer dos lados, para frente ou para trás.




Massa: 1,8 kg

Comprimento: 1,42 m

Largura: 0,20 m


Roda sol


Feng huo lun (mandarim)

Massa: 0,55 kg (cada)

Comprimento: 0,38 m

Roda-espada

O nome chinês significa “roda fogo e vento”. Arma usada aos pares no baguazhang (estilo de Kung Fu), com lâmina circular. Pode cortar e perfurar ou travar a arma do adversário.

Especial: oferece um bônus de +1 em tentativas de desarmar o oponente; em caso de empate, a arma do oponente fica travada até a próxima rodada.

Gancho duplo

Shuang gou (mandarim)



Massa: 0,70 kg (cada)

Comprimento: 0,84 m


Gancho duplo

Arma usada aos pares no baguazhang (estilo de Kung Fu). Pode ser usada para atacar a perna do inimigo, .ou de seu cavalo, ou ainda para travar a arma do inimigo com um dos ganchos enquanto se ataca com o outro. Tanto a lâmina quanto o gancho e o crescente sobre o punho são cortantes.

Especial: oferece um bônus de +1 em tentativas de desarmar o oponente; em caso de empate, a arma do oponente fica travada até a próxima rodada.

Espada-borboleta

Hudie shuangdao (mandarim)

Bart jarm dao (cantonês)




Massa: 0,45 kg

Comprimento: 0,51 m


Espada-borboleta

Espada usada no Wing Chun (arte marcial da família do Kung Fu). Originou-se no sul da China e difundiu-se depois da II Guerra Mundial. O par de espadas compartilha a mesma bainha e a lâmina deve ser igual ao comprimento do punho e antebraço, para que possam ser giradas por dentro dos braços.


Espada Baiwan


Massa: 0,50 kg

Comprimento: 0,58 m


Baiwan

Espada típica dos aborígines Baiwan das montanhas de Taiwan.

Kiem


Massa: 0,95 kg

Comprimento: 0,95 m


Kiem

Espada típica do Vietnã, semelhante à Jian chinesa, mas com um só gume.

Wungum



Wungum

Espada coreana equivalente à catana japonesa.

 

Massa: 1,20 kg

Comprimento: 0,99 m


Beulwungum

 

Beulwungum

Semelhante à wungum, mas usada por cavaleiros – equivalente ao tachi japonês.

Especial: se usado por um cavaleiro a galope contra um alvo imóvel ou vindo na direção contrária, o dano aumenta em ½ grau.

 

Massa: 1,20 kg

Comprimento: 0,99 m


Ingum

Massa: 0,60 kg (cada)

Comprimento: 0,35 m

Ingum

Espada coreana reta, de dois gumes como as jian chinesas ou as ken ou tsurugi japonesas.

Hwando



Massa: 1,20 kg (cada)

Comprimento: 0,99 m

Hwando

Espada coreana reta, de um só gume, como alguns tipos de dao chinês ou o kiem vietnamita.

Dan sang gum


Massa: 0,45 kg (cada)

Comprimento: 0,50 m

Espadas coreanas semelhante às espadas-borboletas chinesas mas que podem ter dois gumes. Originalmente usadas por guarda-costas femininas das princesas da corte e escondidas sob seus folgados chima-chogori (traje típico). Seu uso é freqüentemente ensinado a mulheres nas artes marciais coreanas.