Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (427 votos)






Partilhe esta Página



Total de visitas: 65914
O Investimento
O Investimento

“Ao tratares com um homem capaz de compreender teus ensinamentos, se não o instruíres, estarás desperdiçando o homem.
Ao tratares com um homem incapaz de compreender teus ensinamentos, se o instruíres, estarás desperdiçando teu ensino.
Um professor sábio não desperdiça nenhum homem e não desperdiça nenhum ensinamento.”
Confúcio Os Analectos pág: 86



Conhecido como sifu o professor tem importante papel no despertar da arte marcial dentro dos praticantes.
Mas qual a função do professor no Kung Fu? Torna-se professor aquele praticante que dedica sua vida ao kung fu, que usa o Kung Fu como caminho rumo ao auto-desenvolvimento. Só assim ele pode ajudar a outros a despertar e a usufruir dos benefícios desta arte.


Ele é uma espécie de pai espiritual, um Xamã, um mestre. Assim como um verdadeiro aluno é coisa rara, um professor verdadeiro também o é. É quase como um iluminado, deve ser celebrado, apreciado.


O professor é o dharma, o receptáculo do conhecimento milenar da arte que é passado de geração para geração via oral espiritual e existencial. Ele dedica sua vida ao desenvolvimento da arte e é devido a sua dedicação que outros podem aprender com ele.


O aluno primeiro acredita na filosofia e conhecimento de seu professor – como a criança que primeiro copia o pai e somente depois prova os comportamentos mecânicos que executa e, os absorve se verdadeiros e significativos para ela. Sabem, inconscientemente, intuitivamente, que estão no caminho correto, mas engatinhando dependem de um professor, de um mestre para os guiarem até que possam andar com as próprias pernas. Este é o objetivo de toda arte marcial: possibilitar a autonomia, o auto-desenvolvimento, a auto-cura, enfim, a saúde.