O estilo Chen (Chinês tradicional: 陳式; Chinês simplificado: 陈式; Pinyin: Chénshì) de Tai Chi Chuan é o mais antigo entre os cinco estilos familiares tradicionais.
Recebe seu nome da família Chen, originária de Chenjiagou (陳家溝), vila situada no distrito de Wen (溫縣) da província chinesa de Henan.
Um dos mais famosos professores deste estilo foi Chen Changxing (陳長興) (Pinyin: Chén Chángxīng) (1771 - 1853), responsável pela transmissão da prática a Yang Luchan em 1820, o primeiro a aprendê-la sem ser membro da família Chen.
O Tai Chi Chuan estilo Chen destaca-se por suas posturas baixas e pelo aspecto marcial mais exteriorizado em comparação aos outros estilos familiares.
Utiliza com frequência a prática de "fajing" (发劲, 發勁, fājìng), a "exteriorização da energia". Combina movimentos lentos e curtos com disparos de energia, por vezes as formas são realizadas em grande velocidade.
Enfatiza as práticas de Chi Kung conhecidas como "Enrolar o fio de seda" (Chan Si Jing).
Inclui formas que empregam armas como o bastão, o sabre ("dao"), a espada ("jian"), a lança o ("qiang") e a alabarda ("guan dao").
O Estilo Chen tradicional é composto pelas seguintes formas-series de posturas interligadas: Lao Jia Yi Lu, Lao Jia Er Lu criada por Chen Chang Xing. Xiao Jia Yi Lu, Xiao Jia Er Lu criada por Chen Youbeng. Xin Jia Yi Lu, Xinjia Er Lu criada por Chen Fake.
Chen Fake realiza a forma"xin jia" de Tai Chi Chuan estilo Chen.
Tai Chi CHuan com sabre("Taiji Dao").
Chen Xiao Wang orienta aluno no sabre Chen